Skip to content

SiDi chega em segundo em competição para detecção de ironia em textos

A participação na competição acadêmica Irony Detection in Portuguese – IDPT 2021, organizada pela Universidade Federal de Pelotas como parte do Fórum de Avaliação de Línguas Ibéricas (IberLEF), trouxe resultados positivos para o instituto. Além da boa posição no ranking, a equipe do SiDi teve a oportunidade de interagir, aprender e vivenciar uma experiência que deve contribuir para a melhoria do seu trabalho.

O desafio da competição, que começou no final de março e terminou em maio deste ano, era identificar a presença de ironia em textos de notícias e tweets escritos em português. Na categoria de textos de notícias, a equipe do SiDi ficou em 4º lugar na classificação geral, com uma pontuação BACC (que mede a precisão) de 0,8970 – o primeiro lugar alcançou 0,9215. Se o resultado for considerado por equipes, o SiDi obteve o segundo lugar no ranking, já que as três primeiras posições foram ocupadas por competidores da mesma equipe – pelas regras, cada equipe podia enviar várias submissões de modelos.

Em tweets escritos em português, a equipe do SiDi ficou entre o 5º e o 10º lugar no ranking geral, considerando todas as submissões. A equipe alcançou uma pontuação de 0,50 na medida de acurácia balanceada (BACC) – o primeiro lugar obteve 0,52.

Para Nataly Leopoldina, que trabalha na área de cibersegurança, a participação no IDPT foi positiva, principalmente porque permitiu um maior contato com os especialistas do instituto em processamento de linguagem natural (NLP). "Isso certamente ajudará no trabalho desenvolvido na minha área", diz ela.

Bruna Osti, também da área de cibersegurança, concorda que a experiência foi enriquecedora. "Foi uma oportunidade de aprender muito com especialistas dessa outra área", afirma. Henrico Brum, que trabalha com NLP, também considera importante a participação em eventos desse tipo. "É bom trabalhar com novos conjuntos de dados, porque acaba ajudando nosso trabalho no SiDi", conclui.