• PT/BR
  • ENG/US

SiDx: chatbot para recrutamento chega ao mercado

  • 04/02/2021
  • Notícias
  • Alto Contraste
  • +Aumentar fonte
  • -Diminuir fonte
SiDx: chatbot para recrutamento chega ao mercado

Facilitar e agilizar o processo de recrutamento de colaboradores para as vagas disponíveis nas empresas. Esse é o principal objetivo do SiDx, chatbot desenvolvido pelo SiDi que torna mais natural a interação entre o candidato e a área de Recursos Humanos e, ainda, dá mais assertividade ao processo de contratação de profissionais.

Disponível pelo WhatsApp, a ferramenta de recrutamento é mais um produto desenvolvido pelo time de Inteligência Artificial do SiDi a chegar ao mercado. “É uma forma diferenciada, mais rápida e prática, de comunicação com os candidatos a vagas”, afirma Beatriz Helena de Oliveira, supervisora de RH no SiDi.

Ao começar uma conversa com o SiDx, o candidato responde a algumas poucas perguntas que ajudam a definir melhor o seu perfil. Com base nas respostas, o chatbot indica a vaga mais adequada ao perfil do candidato, para que ele possa enviar seu currículo. “Isso torna o recrutamento mais assertivo, uma vez que é feito com base na afinidade do perfil profissional com os requisitos da vaga”, enfatiza Beatriz. Ela explica que esse recurso é de grande ajuda especialmente nas empresas que possuem vagas em áreas diferentes, com requisitos específicos e para profissionais com perfis distintos – como é o caso do próprio SiDi, que está com cerca de 50 vagas abertas, em várias áreas.

O SiDx também já está sendo utilizado internamente no SiDi como auxiliar do departamento de RH para esclarecer dúvidas frequentes dos colaboradores do instituto. “Colocamos no chatbot as respostas para as perguntas mais comuns e triviais que recebemos, em geral sobre assuntos como férias, benefícios, previdência privada, educação continuada, entre outros”, afirma Beatriz. “São dúvidas simples, que podem ser resolvidas rapidamente pelo chat”, conclui.

#SejaSiDier

Faça parte do nosso universo tecnológico

Trabalhe no sidi