SiDi IARA está entre os maiores do mundo
O supercomputador SiDi IARA (Inteligência Artificial Revolucionando o Amanhã), o primeiro no país dedicado a acelerar projetos para o desenvolvimento de soluções de IA, está entre os 500 maiores do mundo, de acordo com a lista TOP500, divulgada recentemente. Em sua 57ª edição, a lista coloca o SiDi IARA na 111ª posição – em um ranking dominado por Japão, Estados Unidos, China e vários países europeus. O supercomputador foi construído por meio de um acordo com a Samsung para realizar as iniciativas de IA da empresa.
Em operação desde o início deste ano, o supercomputador do SiDi conta com tecnologia da NVIDIA Enterprise, a empresa que inventou a GPU (unidade de processamento gráfico) e revolucionou a computação paralela. 'Construir uma infraestrutura de IA com o NVIDIA DGX oferece ao SiDi capacidades internas semelhantes às oferecidas pelos maiores provedores de serviços em nuvem do mundo', diz John Yi, superintendente do instituto de tecnologia. 'Só para se ter uma ideia, a capacidade de 125 petaflops de desempenho do SiDi IARA é equivalente a 2 milhões de notebooks trabalhando juntos', acrescenta.
'Este é mais um passo importante para transformar o SiDi em um centro de excelência em projetos de Inteligência Artificial, processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina', conclui John Yi.
'Nós, da Samsung, estamos muito satisfeitos em saber que o supercomputador já é considerado um dos maiores do mundo, mesmo com seu curto tempo de operação. Esta é uma conquista de todos que participam ativamente deste desafiador projeto. Tenho certeza de que estamos apenas no começo e em breve colheremos resultados ainda maiores, sempre visando oferecer o melhor em tecnologia por meio de nossos produtos e serviços', diz Fernando Arruda, Diretor de Planejamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung no Brasil.
'É uma grande alegria fazer parte deste projeto com o SIDI, trazendo mais um supercomputador focado em Inteligência Artificial para o Brasil. Parabenizamos o SiDi por incentivar a aceleração da pesquisa de IA no país, isso representa um passo regional importante. Quando falamos sobre infraestrutura de IA na América Latina, o SIDI tem uma das maiores atualmente, e isso proporciona uma grande vantagem competitiva', comenta Marcio Aguiar, diretor da NVIDIA Enterprise para a América Latina.
Instalado em um data center em São Paulo, o supercomputador, construído com recursos da Lei de Informática, ocupa uma área de 100 metros quadrados e possui 25 sistemas NVIDIA DGX A100 interconectados em uma rede NVIDIA Mellanox InfiniBand, que oferecem uma capacidade de armazenamento equivalente a 8,7 milhões de smartphones hoje. Além disso, possui 1,5 petabytes de armazenamento, capaz de suportar o desempenho computacional e as necessidades dos projetos.