A transição energética em curso no mundo, buscando alternativas de fontes de geração de energia com baixa emissão de carbono, está mudando diversos setores. Dentro deste contexto, o segmento de mobilidade se mostra como uma das áreas em franca mudança atualmente, indicando um cenário bem diferente para as próximas décadas.
A eletrificação das frotas veiculares, a segunda maior fonte de emissão de CO2 do mundo, se mostra um caminho a ser adotado em diversos paÃses. Esta mudança tem pressionado as montadoras a buscarem planos de modificação da natureza de seus veÃculos, ofertando ao consumidor a oportunidade de modelos que não utilizam combustÃvel fóssil, ofertando modelos hÃbridos e puramente elétricos.
A mobilidade baseada em veÃculos elétricos será um dos fatores de mudança no cotidiano urbano, assim como irá entregar aos consumidores, novas experiências quanto ao uso do automóvel. Sobre tudo, irá permitir que as montadoras e os consumidores finais sejam protagonistas na mitigação das mudanças climáticas.
O panorama da Eletrificação
A International Energy Agency (IEA), através do seu relatório anual Global EV Outlook 2021, apresentou os dados mundiais sobre veÃculos elétricos em meados do ano de 2021. Em seu levantamento, o mundo conta atualmente com 10 milhões de veÃculos elétricos registrados ao redor do globo. Durante o ano de 2020, mesmo diante de um cenário pandêmico e com declÃnio em 16% da venda de carros a combustão, os veÃculos elétricos seguiram com vendas crescentes, com aumento em 41% desta categoria.
Neste perÃodo foram identificadas outras duas mudanças significativas dentro do cenário mundial, como o crescimento do segmento de ônibus e caminhões elétricos, indicando que esta categoria pode mudar também as emissões da mobilidade de transporte coletivo e de carga.
Quando analisada a tendência dentro do mercado corporativo internacional, diversas empresas estão investindo em polÃticas de Environmental, Social and Corporate Governance (ESG) e descarbonização de suas frotas veiculares. Um exemplo deste movimento é a Amazon, que anunciou em 2020 a aquisição de 100 mil veÃculos elétricos, buscando cumprir seu planejamento de zerar a sua emissão de carbono até 2040.
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A mobilidade elétrica no Brasil
Dentro do cenário brasileiro, o aumento de veÃculos elétricos acontece de forma gradual, embora seu percentual da frota de veÃculos leves corresponda a 2,3% dos veÃculos atualmente em circulação no Brasil.
Um levantamento realizado pela Associação Nacional dos Fabricantes de AutoveÃculos (Anfavea) indica que no ano de 2021 foram vendidos 2.851 carros elétricos novos nacionalmente. Esse resultado apresentou uma elevação de 255% em relação aos dados registrados nos 12 meses de 2020. Segundo dados também da Anfavea, a eletrificação da frota dos pesados acompanhou a tendência mundial, com um acréscimo da frota no ano de 2021, com emplacamento de 157 caminhões ou ônibus com propulsores mais ecológicos, frente a 41 veÃculos emplacados em 2020.
O cenário nacional tem se mostrado promissor, embora a adesão ainda seja tÃmida, contudo acompanhando a tendência mundial de eletrificação de veÃculos. A ausência de polÃticas públicas e de estruturação de uma rede robusta de pontos de recarga também podem retardar a inserção em larga escala. Entretanto, dentro da transição energética da mobilidade e da tendência mundial, os carros elétricos e todo ecossistema que os envolve se mostra um segmento que deve ser compreendido e estrategicamente investigado. O potencial de novos negócios, mudanças de paradigmas e criação de nichos deve ser tendência nos próximos anos, criando diversas oportunidades no mercado brasileiro.
Carro 100% elétrico do SiDi
Olhando para este futuro da mobilidade e dos desafios do setor, que apresentam indicativos de mudança já no presente, o SiDi embarcou de vez na experimentação desta mudança. Através da inserção de um carro elétrico em sua frota, tornou-se um dos primeiros ICTs a utilizar este tipo veÃculo em suas atividades, visando conhecer as possibilidades de uso deste tipo de tecnologia, seus impactos no cotidiano dos usuários e colaborando para a redução de emissões de gases do efeito estufa.
O veÃculo adquirido tem acompanhado e auxiliado a rotina dos colaboradores que desejem utiliza-lo em suas tarefas, permitindo acesso a este tipo de mobilidade. Desta maneira, além de contribuir para a redução de emissões de CO2, seu uso permite entender os diferenciais na dinâmica de uso e abre caminho para reconhecer os detalhes desta mudança de paradigma.
Possuir um carro elétrico dentro do instituto tem permitido aprofundar o conhecimento sobre este segmento de mobilidade, mostrando os diferenciais em seu uso, gestão de carga e de fato demonstrado os benefÃcios que esta transição trará para a sociedade e empresas que desejem migrar para sua utilização. Outro aspecto que sua presença possibilita, está em conhecer as tecnologias presentes nesses veÃculos, as oportunidades presentes para novos desenvolvimentos e pesquisa dentro do segmento.
O ecossistema das tecnologias embarcadas
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Sua presença, mais do que apenas o uso por parte dos colaboradores, permite ao instituto, focado em pesquisa e desenvolvimento tecnológicos, conhecer as contribuições que pode trazer para a área de mobilidade elétrica.
Evoluindo a tecnologia que já se encontrava embarcada nos veÃculos a combustão, o segmento de elétricos entrega uma nova gama de possibilidade através da tecnologia embarcada e suas integrações possÃveis, que mudam a experiência dos usuários e os modelos de negócio dentro do setor elétrico.
Diferente dos modelos tradicionais até então, os veÃculos elétricos já são concebidos dentro dos paradigmas atuais de digitalização e utilização de dados. Esta abordagem, junto com a eletrificação veicular e as soluções eletrônicas mais modernas, permite uma variedade de funcionalidades até então pouco exploradas. Um exemplo está na possibilidade de update de software, possibilitando desde modificações da experiência do usuário até melhorias de desempenho do carro ou correção em seus módulos.
A geração de dados de telemetria, seu uso e insights advindos do veÃculo permitem que as montadoras conheçam melhor seu uso, estudem melhorias e se planejem quanto a usabilidade de versões e modelos, assim como compreendem em tempo real o desempenho de bateria e detalhes quanto aos sistemas de recarga, por exemplo. As montadoras e todo ecossistema de manutenção e reposição de peças poderão, no futuro, tornar sua operação totalmente Data Driven, utilizando os dados reais gerados de uso e desgaste, para a tomada de decisão.
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Não somente as montadoras poderão lidar com a informação, a integração dos veÃculos elétricos com a rede elétrica, através de sistemas de smart grid, permite a troca de dados entre cada veÃculo e a concessionária ou novos atores que estão aparecendo no ecossistema, como operadores de carga ou agregadores de fontes de geração e armazenamento.
Dentro deste novo paradigma, a relação do consumidor mudará quanto ao seu veÃculo. A mobilidade baseada em combustÃvel fóssil tornava o consumidor dependente do abastecimento por um terceiro, distribuidor do combustÃvel. A mobilidade elétrica permite por sua vez que o consumidor produza a energia com a qual abastece seu carro, assim como permite o caminho inverso, fornecendo para a rede a energia armazenada em seu veÃculo. Estas mudanças permitirão novos comportamentos e novos negócios, baseados na bidirecionalidade da energia e no uso de dados e informação, para gerenciamento e comercialização flexÃvel da energia.
Ao optar pela utilização de um carro 100% elétrico, O SiDi segue na vanguarda, investigando e acumulando conhecimento neste segmento que segue crescente. Juntamente com nossos pilares tecnológicos, inteligência artificial, segurança cibernética e cloud, temos desenvolvido soluções inovadoras em diversos segmentos e estamos aptos a auxiliar sua empresa também no âmbito de mobilidade elétrica. Estamos a disposição para juntos inovar o presente e transformar o futuro.
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