• PT/BR
  • ENG/US
Alto Contraste + Aumentar fonte - Diminuir fonte

Durante a Semana do Design, nossos designers prepararam conteúdos para que todos possam conhecer mais sobre o dia a dia e a área. 

Na publicação postada nas nossas redes sociais, Raquel Roverssi abordou brevemente sobre como funciona o processo da área de UI Design e trouxe algumas dicas para quem já está atuando ou que pretende começar na profissão. 

Nesta publicação , ela conta com mais detalhes sobre a área em que atua aqui no SiDi. 

 

 

Como é o trabalho em UI Design? 

No SiDi geralmente trabalhamos sempre com base em US (User Stories) para saber os requisitos, quais as ações do usuário na tela, e também temos como base, o fluxo de navegação que o usuário tomaria de acordo com o que foi apresentado nas US. O profissional da área de UI atua na parte visual das telas, onde o usuário irá interagir. Inserir cores, adicionar botões, construir padrões, entender o estado de alguns elementos em cada tipo de interação do usuário na tela/interface, estão entre os conhecimentos que ele precisa ter. 

 

 

Qual sua atuação hoje? 

Hoje, atuo mais diretamente na área de UI Design, na interface com que os usuários terão acesso e que irão interagir com o produto ou serviço digital. Sempre levo em conta o que vem escrito na User Story, sigo sempre o que está sendo “direcionado” no fluxo de interação que foi desenvolvido por outro designer. 

Sempre que surgir dúvidas, posso consultar tanto quem fez o fluxo, quanto quem trabalhou nos requisitos da User Story, nesse caso seria um PO (Product Owner) que é o responsável por entender quais serão as features, interações e qual a jornada que o usuário fará na aplicação. Além do PO, também posso consultar o UX Designer responsável pelo fluxo e pela jornada que o usuário irá percorrer. 

 

 

Qual programa utiliza hoje? 

Eu hoje utilizo Sketch, mas já trabalhei com Figma e Adobe XD em projetos acadêmicos. Vai depender muito do que sua empresa/ time de projeto usa dentro do projeto em que você vai atuar. 

 

 

Dicas simples para quem está começando a atuar na área: 

  • Mantenha consistência e padronização dos elementos visuais. 
  • Crie um Style Guide/Design System conforme a necessidade do projeto para a equipe manter o padrão e agilizar o trabalho com componentes na documentação. 
  • Confira os detalhes e a consistência das especificações para Hand Off (entrega) de desenvolvimento para evitar erros e que ocorra retrabalho. 
  • Comunicação é fundamental dentro do trabalho de um designer, em todos os momentos de um projeto, por isso seja claro e objetivo em suas dúvidas e em seus retornos. Se possível mantenha um canal de comunicação único e acessível para todos os membros do time do projeto, assim caso precise dar um aviso da atualização de um arquivo ou passar status sobre algo, está tudo centralizado em um canal de informação. 
  • Sempre esteja em contato com seus colegas de time para eventuais dúvidas. 
  • Sempre fique atento ao tempo de trabalho/prazo de entrega de atividades, o trabalho do designer é importante, e geralmente impacta de maneira significativa o trabalho de outras frentes, como o desenvolvimento. Caso precise, converse antecipadamente com o seu líder de time para mudar o prazo de entrega e ter mais dias para trabalhar na interface. 
  • Sempre procure estudar através de artigos na internet ou cursos sobre a área de UI Design. Se possível também treine muito. Nessa área de Design é necessário muito estudo e prática, para aperfeiçoar também com o tempo. 
  • Sempre confira sua interface antes do Hand Off (entrega para o time de Desenvolvedores), confira se os elementos possuem padronização, contraste, e harmonia entre si, levando em consideração que o que estará na tela. É com isso que o usuário irá interagir, logo ele deve ter a melhor experiência possível. 

 

 

Onde buscar referências visuais? 

Gosto de buscar referências visuais no Google, até mesmo fazer uma pesquisa de mercado para saber quais são os concorrentes diretos e indiretos do cliente para que eu possa entender como está sendo feito, e buscar uma nova solução, ou aprimorar algo que já existe dentro do produto. Gosto de buscar referências em aplicativos de acordo com o ramo que o produto está inserido também. 

Também busco referências visuais nestes sites aqui: 

  • mobbin.design 
  • Material.io 
  • ant.design 
  • wrapbootstrap 

 

 

Dicas de Cursos/ Profissionais para seguir: 

  • Curso: UI Boost: Gilberto Prado 
  • Ui Expert: Lucas Assis 

 

Profissionais/Perfis para seguir: 

  • Gilberto Prado 
  • Lucas Assis 
  • Ui Lab 

 

Espero que tenha gostado do conteúdo e que possa ter aprendido um pouco sobre nosso processo de UI Design. Para mais informações, acompanhem nossas outras publicações.

#BeaSiDier

Be part of our technological universe
Work at SiDi
Top