• PT/BR
  • ENG/US

SiDi aposta em IA para identificar cenários de risco e auxiliar na tomada de decisão

  • 26/02/2024
  • Notícias
  • Alto Contraste
  • +Aumentar fonte
  • -Diminuir fonte

Em 2023 o SiDi participou de um grande marco na transformação digital na indústria brasileira: O Metaindústria. Juntamente com a ABDI, SPI e outras 30 empresas parceiras, essa iniciativa visa revolucionar o setor industrial nacional, desde a identificação das necessidades até a implementação de soluções tecnológicas eficazes.

Nesse projeto, o Instituto levou sua expertise focado na melhoria do ambiente de trabalho e segurança do operador e a exploração da agilidade da robótica colaborativa com o uso de comissionamento virtual e modelos de Machine Learning, buscando resultados mais eficazes, produtividade e facilidade na tomada de decisões.

Para além da colaboração na indústria brasileira, a aplicação da IA para manutenção preditiva foi amplamente adotada em diversos setores. Esta tecnologia permite antecipar falhas em equipamentos e agendar intervenções antes que problemas graves ocorram. Para implementar com êxito, é essencial possuir uma sólida infraestrutura para coleta e processamento de dados, assim como uma profunda compreensão do ambiente operacional. Além disso, a segurança dos dados e a transparência nos algoritmos são fatores críticos a serem levados em consideração.

Outro caso de aplicação que o SiDi desenvolveu foi no setor elétrico para prevenção de impactos causados por desastres naturais. O Instituto desenvolveu uma inteligência capaz de monitorar em tempo real as condições climáticas e prever possíveis desastres naturais, permitindo uma resposta mais rápida e eficaz por parte das equipes de operação via assistente virtual. Dessa forma, garantindo não apenas a segurança das instalações elétricas, mas também, a proteção da vida e do bem-estar das comunidades atingidas.

O Instituto visa se comprometer com a inovação tecnológica para impulsionar o mercado de forma eficaz, resultando em uma entrega aprimorada de produtos e serviços, além de contribuir para o bem-estar da sociedade.

Acesse aqui a página do projeto.

#SejaSiDier

Faça parte do nosso universo tecnológico

Trabalhe no sidi