• PT/BR
  • ENG/US

Projetos de 7 universidades e instituto de ciência terão investimento de R$ 18 milhões da Fundep

  • 19/12/2023
  • Notícias
  • Alto Contraste
  • +Aumentar fonte
  • -Diminuir fonte

A Fundação de Apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (Fundep) já tem o resultado final dos projetos de inovação para conectividade veicular que receberão um total de R$ 18 milhões em investimentos. De 36 projetos inscritos inicialmente, 17 chegaram à segunda fase de seleção, em outubro, dos quais sete foram escolhidos agora.

A previsão era para selecionar oito projetos. Mas apenas sete estavam dentro dos critérios de avaliação e passaram por todas as fases de avaliação técnica, explica Keren Bigão Rodrigues Valadares, porta-voz da Fundep e responsável pela área de negócios e parcerias do Rota 2030 na instituição.

Os recursos ou esclarecimentos sobre os projetos reprovados podem ser apresentados até 11 de dezembro.

O investimento é uma das linhas do programa Rota 2030, de conectividade veicular, com coordenação técnica da UFMG.

A divulgação do resultado final da 2ª etapa da chamada está prevista para o dia 15 de dezembro.

Os projetos vencedores até agora são das universidades de Campinas (Unicamp), Pernambuco (UFPE), do Rio Grande do Norte (UFRN), de Santa Catarina (UFSC) e o instituto de ciência e tecnologia SiDi. Unicamp e UFPE tiveram dois projetos aprovados, cada. As empresas parceiras participantes só deverão ser divulgadas após a fase de recurso.

Os projetos são focados em inovação para ônibus elétricos, descarbonização do tráfego veicular, segurança e privacidade de dados veiculares e pesquisas de mobilidade. Um dos projetos prevê o uso de inteligência artificial na análise automática de vias para manutenção inteligente de veículos.

 

Notícia original extraída do portal Valor Econômico: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2023/12/04/projetos-de-7-universidades-e-instituto-de-ciencia-terao-investimento-de-r-18-milhoes-da-fundep.ghtml

#SejaSiDier

Faça parte do nosso universo tecnológico

Trabalhe no sidi