• PT/BR
  • ENG/US

Observabilidade Aplicada: a evolução da monitoração dos sistemas que é a nova tendência do Gartner para 2023

  • 22/05/2023
  • Blog
  • Alto Contraste
  • +Aumentar fonte
  • -Diminuir fonte

A observabilidade aplicada pode soar como novidade, mas o seu conceito talvez não seja uma novidade tão grande quanto pode parecer. Se você acompanha os relatórios do Gartner, você deve se lembrar que há alguns anos a consultoria, especializada em tecnologia, vem falando e apontando em seus relatórios de tendências temas relacionados a observabilidade como um complemento e evolução da monitoração. 

O termo  observabilidade aplicada apareceu no final do ano passado quando o Gartner publicou suas top 10 tendências tecnológicas para 2023. Mas qual a diferença entre observabilidade e observabilidade aplicada?  

Antes, precisamos deixar um pouco mais claro o que são estes três termos. Monitoração é um conceito mais difundido e antigo, e geralmente está relacionado a identificação de problemas já detectados, dando um panorama genérico da saúde de uma aplicação ou sistema. Observabilidade, por sua vez, agrega dados externos, gerando novas percepções e informações que possam contribuir para uma consciência operacional que inclui sistemas mais complexos com informações críticas para o negócio. 

Já a observabilidade aplicada traz os benefícios da monitoração e da observabilidade para tempo real tendo em vista o impacto da tomada de decisão, com um olhar ainda mais próximo da camada de negócios e uma capacidade preditiva altamente aprimorada, inclusive com a ajuda de soluções de inteligência artificial.  

 

Mas, como funciona a observabilidade aplicada? 

A capacidade de previsão é alcançada por meio da análise de dados históricos para identificar tendências e padrões que possam levar a problemas futuros. Por exemplo, se uma ferramenta de monitoramento de aplicativos detecta um aumento repentino no tempo de resposta de uma determinada função ou recurso, ela pode alertar os operadores para investigar a causa raiz do problema. Com base nas informações coletadas, a equipe pode fazer uma correção e evitar que o problema se torne mais grave e afete o usuário final. Além disso, a observabilidade aplicada também pode ser usada para prever picos de tráfego em uma aplicação, ajudando as equipes a se prepararem com antecedência para garantir que o sistema possa lidar com o aumento de demanda. Isso pode envolver a escalabilidade de recursos adicionais, como servidores ou bancos de dados, para garantir que o sistema possa atender às necessidades do usuário. 

Aqui estão alguns outros exemplos de como essa aplicação pode ajudar em diversos setores: 

Setor de Energia: monitoração da infraestrutura de energia, identificando falhas e interrupções na rede e otimização da eficiência energética; 

Setor de Óleo e Gás: aumento da eficiência operacional, melhorando a segurança e redução de custos, tornando a produção de petróleo e gás mais sustentável e rentável; 

Setor de Saúde: monitoração da infraestrutura de TI, como sistemas de registro médico eletrônico e equipamentos médicos. Isso pode ajudar a garantir a disponibilidade e o desempenho dos sistemas críticos de assistência médica e a identificar rapidamente problemas potenciais. 

Dessa forma, as ferramentas de observabilidade aplicada podem fornecer previsões importantes que ajudam as equipes de operações a tomar medidas preventivas e corretivas para evitar interrupções e garantir a eficiência contínua do sistema. Isso pode levar a um aumento da confiabilidade, melhor experiência do usuário e redução de custos associados a interrupções não planejadas. 

Gostou do conteúdo? Se quiser saber mais sobre as tendências da tecnologia e seus impactos, acompanhe o nosso blog que em breve teremos novos conteúdos disponíveis para você.   

#SejaSiDier

Faça parte do nosso universo tecnológico

Trabalhe no sidi