• PT/BR
  • ENG/US

Inteligência Artificial Adaptável na prática: o que é, seus benefícios e possíveis aplicações na Indústria

  • 28/06/2023
  • Blog
  • Alto Contraste
  • +Aumentar fonte
  • -Diminuir fonte
IA adaptável

A Inteligência Artificial (IA) adaptável é uma das tecnologias mais avançadas e promissoras da atualidade, pois permite que as máquinas sejam capazes de aprender sozinhas e se adaptarem a novas situações e ambientes. Por ser uma tecnologia versátil, ela se encaixa em qualquer particularidade de negócio, se posicionando, naturalmente, como uma evolução da IA tradicional por sua flexibilidade e aprimoramento contínuo.  

 

Como funciona a IA adaptável 

O termo Adaptive AI – Inteligência Artificial Adaptável, em tradução literal – foi cunhado pela consultoria Gartner, uma das maiores e mais respeitadas no mundo da tecnologia, e aparece como uma das principais tendências no relatório “Top 10 Strategic Technology Trends 2023”. 

De forma bem resumida, Adaptive AI é uma técnica de aprendizado de máquina (Machine Learning) que é capaz de revisar seu próprio código para se adaptar às mudanças sem a interação direta de um humano. Para isso, utiliza-se de algoritmos de aprendizado de máquina capazes de identificar padrões e relações entre dados, os quais são usados para treinar e retreinar a IA. 

A principal característica deste modelo de IA, segundo o Gartner, é que ela é capaz de absorver o aprendizado enquanto está sendo construída, ou seja, ela é capaz de “aprender” em tempo real, utilizando o resultado deste aprendizado para prever novas situações. Isso significa que a máquina adapta e mudar suas respostas à medida que novos dados são apresentados a ela, um processo contínuo de retreinamento dos modelos gerados.  

“A flexibilidade e a adaptabilidade agora são vitais, como muitas empresas aprenderam durante as recentes crises de saúde e climáticas. Os sistemas de IA adaptáveis visam retreinar modelos continuamente ou aplicar outros mecanismos para se adaptar e aprender em ambientes de tempo de execução e desenvolvimento – tornando-os mais adaptáveis e resilientes às mudanças”. 

Erick Brethenoux, Gartner Distinguished VP Analyst 

 

Vantagens e por que ela importa para o negócio 

Ainda segundo a consultoria, a Inteligência Artificial Adaptável é capaz de juntar métodos (ex: design baseado em agentes) e técnicas de IA, como o reinforced learning, para habilitar que os sistemas ajustem o aprendizado de práticas e comportamentos, permitindo que eles se adaptem as transformações que ocorrem no dia a dia já em ambiente de produção. 

Essa habilidade permite que a IA entregue resultados melhores mais rapidamente.  

 

Aplicações da IA adaptável na indústria 

Uma de suas possíveis aplicações e que pode gerar mais valor para o negócio, é na automação de processos complexos, como a tomada de decisões e o controle de processos industriais, promovendo maior flexibilidade e adaptabilidade aos negócios. 

No entanto, o uso de IA, em especial o modelo de IA Adaptável, vai muito além deste exemplo, podendo habilitar desde novos modelos de negócio até novos produtos, serviços e canais. 

Pensando em sua aplicação para a indústria, existem várias frentes nas quais a IA adaptável pode ser aplicada para melhorar a eficiência e a produtividade dos processos, por exemplo, inclusive adotando as práticas previstas no ESG. 

Possíveis casos de uso e aplicações da IA Adaptável na indústria: 

  1. Manufatura inteligente: otimização da produção em tempo real, ajustando as máquinas e processos de acordo com as necessidades e demandas do mercado. 
  2. Monitoramento de qualidade: monitoramento em tempo real, com identificação de possíveis problemas, e realização de ajustes para a melhoria da qualidade dos produtos. 
  3. Manutenção preditiva: prevenção de falhas em máquinas e equipamentos, diminuindo paradas indesejadas e não planejadas através da manutenção antecipada, aumentando a produtividade. 
  4. Logística e supply chain: otimização do planejamento e controle da cadeia de suprimentos, reduzindo custos e aumentando a eficiência. 
  5. Atendimento ao cliente: através de um modelo de IA que se adapta as mudanças das situações e circunstâncias em tempo real, a IA adaptável consegue fornecer respostas mais rápidas e precisas às solicitações feitas, aprimorando e alterando suas respostas sem a necessidade de intervenção humana ou consulta a um roteiro pré-desenvolvido, criando, assim, uma melhor experiência para o usuário e cliente. 

 

Benefícios da adoção da IA Adpatável para o negócio 

Por ser uma tecnologia versátil, a IA adaptável se encaixa em qualquer particularidade de negócio, se posicionando, naturalmente, como uma evolução da IA tradicional por sua flexibilidade e aprimoramento contínuo. Além disso, ela garante: 

Aumento da eficiência

Com uma IA adaptável, a automação de processos e tarefas através de algoritmos e modelos com aprendizado contínuo permitem uma alocação mais otimizada de recursos e a prever possíveis problemas antes que ocorram. Por isso, atrelado a capacidade de análise de grandes quantidades de dados e identificação de padrões, o uso de uma IA adaptável permite que os padrões sejam revistos de forma mais ágil, diminuindo a necessidade de intervenção humana, reduzindo, inclusive, possíveis erros, o que aumenta ainda mais a sua eficiência. 

Redução significativa de custo e tempo 

Uma IA adaptável pode continuar aprendendo e evoluindo com o tempo, ao incorporar novas informações e dados coletados, o que promove um aumento na velocidade do desenvolvimento, reduz seu custo e promove melhoria contínua, aumentando o retorno do investimento e acelerando o deploy das soluções em um ambiente de produção. 

Autonomia 

Com o uso de IA adaptável, é possível desenvolver soluções autônomas capazes de tomar decisões por conta própria, isto é, baseada no aprendizado de máquina contínuo e sem a necessidade de intervenção humana. Isso pode ser particularmente útil em ambientes perigosos ou em tarefas repetitivas, por exemplo. 

Vantagem competitiva para o negócio

O uso de uma IA adaptável auxiliam na análise de tendências de mercado e comportamento do consumidor. Sua atuação de forma preditiva, faz com que as empresas se antecipem às mudanças e adaptem suas estratégias de negócios baseada nas necessidades de seus clientes com mais rapidez e precisão, garantindo que as soluções oferecidas estejam sempre atualizadas, sejam mais eficientes e personalizadas aos seus clientes. 

Segurança

A IA adaptável permite a identificação de possíveis ameaças à segurança e prevençao de ataques cibernéticos, auxiliando na detecção de fraudes e na proteção de dados sensíveis das empresas e seus clientes.

 

Portanto, aliada a novas tecnologias como a Inteligência Artificial Generativa e o aprendizado federado de máquina, dentre outras, a IA adaptável é uma das principais tendências tecnológicas para a Indústria, que auxiliam e/ou habilitam tendências da Indústria como o Digital Twins, Smart Factories e mais. 

Se quiser saber mais sobre as tendências para a Indústria 4.0, e também sobre o impacto da Inteligência Artificial na indústria, acesse o nosso blog e acompanhe o SiDi no Linkedin que em breve teremos novos conteúdos disponíveis para você. 

#SejaSiDier

Faça parte do nosso universo tecnológico

Trabalhe no sidi