• PT/BR
  • ENG/US

AI TRISM: Gerenciamento de Confiança, Risco e Segurança de Inteligência Artificial

  • 23/02/2024
  • Blog
  • Alto Contraste
  • +Aumentar fonte
  • -Diminuir fonte

Numa era cada vez mais dependente de avanços tecnológicos, é notável que a Inteligência Artificial está à frente da inovação, instigando novas possibilidades e abrindo caminho para o futuro. 

A integração da IA em dispositivos e serviços transformou nossas vidas, proporcionando um nível de acessibilidade e conveniência que antes parecia impossível. As aplicações da Inteligência Artificial são extremamente amplas, abrangendo desde aparelhos domésticos inteligentes até telefones celulares, brinquedos e máquinas. Além de oferecer inúmeros benefícios que mantêm as empresas competitivas e aprimoram os processos, a IA também é capaz de reduzir significativamente os custos operacionais. Dentro desse campo de avanço tecnológico, surge um conceito inovador: o AI TRiSM.

Essa abordagem enfatiza a importância da confiabilidade, segurança e confiabilidade nos sistemas de Inteligência Artificial. O termo AI TRiSM, também conhecido como Inteligência Artificial Trust, Risk, and Security Management, é uma disciplina e estrutura que serve como espinha dorsal para governança, confiabilidade, eficácia, privacidade, proteção de dados e confiabilidade do modelo de Inteligência Artificial. 

De acordo com o Gartner, o AI TRiSM é projetado para ser uma tecnologia de ponta nos próximos anos. Estima-se que, até 2026, as organizações que adotarem a transparência, a confiança e a segurança da IA ​​experimentarão um aumento notável de 50% na eficiência em termos de adoção do modelo de IA, objetivos de negócios e aceitação do usuário. 

Além disso, o Gartner prevê que, até 2028, a IA irá lidar com 20% da carga de trabalho, com as abordagens de IA e automação representando 40% da economia. As três estruturas essenciais do AI TRiSM incluem: 

  1. Confiança em IA
  2. Risco de IA
  3. Gerenciamento de segurança de IA

 

6 razões pelas quais você precisa incorporar AI TRiSM em modelos de IA 

 

  1. Mitigação proativa de riscos

O AI TRiSM permite que as organizações identifiquem e mitiguem proativamente os riscos associados aos modelos e aplicações de IA garantindo que os sistemas de IA sejam compatíveis, justos e confiáveis ​​e protegendo a privacidade dos dados. 

 

  1. Confiabilidade

Ao adotar o AI TRiSM, as empresas podem assegurar que os sistemas de IA sejam confiáveis, seguros e transparentes, aumentando a confiança dos usuários nos modelos e aplicações.  

 

  1. Conformidade e Governança

AI TRiSM facilita a integração antecipada da tão necessária governança, garantindo que os sistemas de IA cumpram regulamentos, padrões e considerações éticas, reduzindo assim o potencial de questões legais e éticas.  

 

  1. Segurança e Proteção de Dados

A estrutura ajuda a estabelecer protocolos e medidas de segurança para salvaguardar os modelos de IA contra ameaças cibernéticas, garantindo a segurança e a proteção dos dados de IA e respeitando os direitos de privacidade dos indivíduos. 

 

  1. Eficiência e Adoção

As organizações que incorporam AI TRiSM em suas operações comerciais podem observar uma melhoria de 50% nas taxas de adoção devido à precisão do modelo, levando a maior eficiência e melhores experiências do cliente 

 

  1. Preparação para o futuro

Como se espera que as abordagens de IA e automação lidem com uma carga de trabalho significativa e contribuam para a economia, o AI TRiSM prepara as organizações para o futuro, garantindo a confiabilidade dos modelos e aplicações de IA e segurança.  

 

Quais são as estruturas incluídas no AI TRiSM? 

Ele funciona para permitir o gerenciamento de confiança, risco e segurança e manter recursos para antecipar melhores resultados de negócios para projetos de IA. As principais estruturas seguidas para melhor confiabilidade e segurança são: Confiança em IA – capacidade de identificar se o modelo alcançou os resultados desejados com etapas, ajudando a construir confiança e transparência; risco de IA – registrar e gerenciar etapas de desenvolvimento e processos dos modelos para verificar a integridade e conformidade; e gerenciamento de segurança de IA – garantindo a segurança em cada etapa do processo nas operações do modelo ML.  

 

Implementando Metodologia AI TRiSM 

Como proporciona alta transparência, segurança e confiabilidade às operações, a maioria das organizações está pronta para adotar essa abordagem. Eles querem obter uma vantagem competitiva sobre seus competidores ou setores. Existem três etapas básicas para adotar a metodologia AI TRiSM:  

 

  1. Formalizando Documentação e Procedimentos

Com os avanços tecnológicos, a Inteligência Artificial é utilizada em todo o lado e a complexidade das operações também está aumentando. Assim, a documentação adequada do processo ou das operações proporciona transparência e permite o monitoramento e auditoria de eventos quando algo dá errado. 

O principal motivo pode ser a grande quantidade de dados para o funcionamento dos modelos, pois são observados erros ao lidar com quantidades excepcionais de dados. Um sistema de documentação pode mitigar esses erros. Ela compartilha suas capacidades com líderes do setor e profissionais de dados para formular uma abordagem e fornecer uma solução abrangente para dar suporte às tecnologias. 

 

  1. Verificações do sistema e balanceamento de polarização

A verificação dos sistemas pode permitir que uma organização evite falhas e funcionalidades inadequadas dos modelos de ML. É preferível verificar preconceitos e corrigi-los para permitir que o modelo tome decisões informadas e otimize os processos. 

Verificar as situações e alertar para mitigar os problemas é algo em que se deve focar para implementar o AI TRiSM. 

 

  1. Transparência de IA

A parte mais desafiadora da IA ​​é que ela ainda precisa de mais confiança do consumidor. As capacidades de tomada de decisão da IA ​​provavelmente serão questionadas. Fornecer transparência e estrutura de processo pode ajudar os consumidores a construir confiança na IA e permitir que ela seja implementada para melhorar a experiência e deixá-los confortáveis ​​com o uso da tecnologia ​​em suas tarefas diárias. 

Embora ajude a otimizar processos e a modernizar as abordagens para a maioria das indústrias e clientes diretos, a IA ainda enfrenta alguns desafios, como a falta de participação humana, compreensão insuficiente e comportamento inesperado.  

 

A Inteligência Artificial está preparada para transformar e automatizar inúmeras indústrias nos próximos anos. As empresas que hesitarem em adotar a IA poderão ficar para trás nos próximos cinco anos. A IA oferece uma plataforma para crescimento, gerando valor comercial e garantindo a máxima eficiência e precisão. Além disso, o AI TRiSM melhora as capacidades empresariais ao otimizar os sistemas de TI, levando a uma maior confiabilidade e processos de tomada de decisão baseados em dados. 

#SejaSiDier

Faça parte do nosso universo tecnológico

Trabalhe no sidi