Início > Notícias > SiDi no SENOP

SiDi no SENOP

Plataforma de treinamento desenvolvida pelo SiDi será apresentada em evento.

25 de Oct 2019

Alto Constraste

Aumentar fonte

Diminuir fonte

O treinamento de técnicos que executam tarefas em áreas de missão crítica é um grande desafio para as empresas do setor elétrico. Com o objetivo de superar esse desafio, a ISA CTEEP – uma das principais concessionárias privadas de transmissão de energia elétrica do país – buscou a parceria do SiDi para o desenvolvimento de uma solução capaz de viabilizar a capacitação a distância de seus técnicos, em menos tempo e com maior qualidade, contemplando toda a complexidade de sua operação.

O primeiro resultado dessa parceria é a Plataforma de Treinamento e Simulação de Subestações, que será apresentada na palestra de Renato Vieira da Silva, engenheiro técnico sênior de Suporte a Operação da ISA CTEEP, e de Paulo Silas Fernandes, consultor sênior de Desenvolvimento de Negócios do SiDi, a ser proferida no Seminário Nacional de Operadores de Sistemas e Instalações Elétricas (SENOP), que se realiza nesta semana (entre 23 e 25 de setembro), em Florianópolis (SC). Promovido pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), o evento tem o objetivo de contribuir para a excelência da operação no sistema elétrico brasileiro, por meio do aprimoramento e evolução profissional das equipes responsáveis.

“A ISA CTEEP possui mais de 160 subestações no Brasil operadas pelo Centro de Operação da Transmissão (COT), a maioria concentrada no estado de São Paulo, sendo que cada uma tem suas particularidades, características e tipos de uso diferentes”, explica Silva. “A equipe de suporte a operação precisa conhecer os vários tipos de subestações e aprender a fazer as principais manobras corretamente, para atender da melhor maneira uma emergência, no momento em que ela acontece”, acrescenta.

Com a plataforma desenvolvida pelo SiDi, foi criado um ambiente de simulação praticamente idêntico à configuração da subestação. “O SiDi conseguiu trazer para esse ambiente todas as configurações das nossas diferentes subestações, entre elas a de Bauru, que é uma das mais complexas do país, com 46 modalidades operativas além da operação normal”, afirma o engenheiro da ISA CTEEP. “Isso traz um grande ganho de tempo e de qualidade da aprendizagem, uma vez que o técnico consegue trabalhar o conceito e ao mesmo tempo exercitar a manobra em condições muito próximas à situação real”, enfatiza.

Paulo Fernandes destaca que o módulo de simulação – o primeiro implementado na plataforma – representa fielmente os recursos existentes nas subestações, equipamentos, sistemas de proteção, comutação, comando, intertravamento e outros aspectos físicos. “Além de capacitar os técnicos nas mais diversas configurações e contingências operativas, a ferramenta permite treinar manobras de liberação de equipamentos e recomposição pós-ocorrências ou blackouts, tudo de forma virtual”, explica.

Outra vantagem da nova solução é o desenvolvimento na nuvem, o que possibilita o acesso de qualquer lugar, a qualquer instante, por meio de um browser web. “Isso também facilita a rápida atualização da configuração de subestações, quando houver mudança, bem como a própria evolução da plataforma”, conclui Fernandes.

A palestra está programada para quarta-feira (25/09), às 10h15. O tema é Plataforma de Treinamento e Simulador de Manobras com enfoque na excelência da operação delegada das subestações.