Durante a Semana do Design, nossos designers prepararam conteúdos para que todos possam conhecer mais sobre o dia a dia e a área.
Na publicação postada nas nossas redes sociais, Raquel Roverssi abordou brevemente sobre como funciona o processo da área de UI Design e trouxe algumas dicas para quem já está atuando ou que pretende começar na profissão.
Nesta publicação , ela conta com mais detalhes sobre a área em que atua aqui no SiDi.
No SiDi geralmente trabalhamos sempre com base em US (User Stories) para saber os requisitos, quais as ações do usuário na tela, e também temos como base, o fluxo de navegação que o usuário tomaria de acordo com o que foi apresentado nas US. O profissional da área de UI atua na parte visual das telas, onde o usuário irá interagir. Inserir cores, adicionar botões, construir padrões, entender o estado de alguns elementos em cada tipo de interação do usuário na tela/interface, estão entre os conhecimentos que ele precisa ter.
Hoje, atuo mais diretamente na área de UI Design, na interface com que os usuários terão acesso e que irão interagir com o produto ou serviço digital. Sempre levo em conta o que vem escrito na User Story, sigo sempre o que está sendo “direcionado” no fluxo de interação que foi desenvolvido por outro designer.
Sempre que surgir dúvidas, posso consultar tanto quem fez o fluxo, quanto quem trabalhou nos requisitos da User Story, nesse caso seria um PO (Product Owner) que é o responsável por entender quais serão as features, interações e qual a jornada que o usuário fará na aplicação. Além do PO, também posso consultar o UX Designer responsável pelo fluxo e pela jornada que o usuário irá percorrer.
Eu hoje utilizo Sketch, mas já trabalhei com Figma e Adobe XD em projetos acadêmicos. Vai depender muito do que sua empresa/ time de projeto usa dentro do projeto em que você vai atuar.
Gosto de buscar referências visuais no Google, até mesmo fazer uma pesquisa de mercado para saber quais são os concorrentes diretos e indiretos do cliente para que eu possa entender como está sendo feito, e buscar uma nova solução, ou aprimorar algo que já existe dentro do produto. Gosto de buscar referências em aplicativos de acordo com o ramo que o produto está inserido também.
Também busco referências visuais nestes sites aqui:
Espero que tenha gostado do conteúdo e que possa ter aprendido um pouco sobre nosso processo de UI Design. Para mais informações, acompanhem nossas outras publicações.