Na era digital, a exposição de dados na internet tornou-se uma grande preocupação, principalmente para as empresas que coletam e armazenam dados pessoais de seus usuários. Cada vez mais surgem necessidades e legislações para proteger a privacidade, evitando que a auto exposição seja utilizada de forma inapropriada, ferindo diretamente a intimidade do usuário. Com isso, as organizações estão aplicando o Aprendizado Federado (AF) como uma solução eficiente na proteção de privacidade, permitindo também insights valiosos orientados por dados.
O Aprendizado Federado é uma técnica de aprendizado de máquina distribuída que permite que vários dispositivos (smartphones, tablets, laptops) treinem um modelo de aprendizado de máquina compartilhado sem expor ou distribuir seus dados pessoais para um servidor central. Em vez disso, cada dispositivo treina um modelo local com seus próprios dados e, em seguida, esses modelos locais são combinados para criar um modelo global que representa a média das informações aprendidas por cada dispositivo.
Isso permite que as informações permaneçam nos dispositivos locais, mantendo a privacidade e segurança dos dados dos usuários, ao mesmo tempo em que permite que o modelo global seja atualizado com as informações mais recentes e precisas de cada dispositivo. A aprendizagem federada é especialmente útil em casos em que os dados são sensíveis ou confidenciais, como em aplicações médicas, financeiras ou governamentais, e em situações em que a conectividade de rede é limitada ou instável, como em áreas rurais ou em países em desenvolvimento.
O AF também pode ser aplicado em diversas frentes da indústria, otimizando a proteção da privacidade e informações comerciais confidenciais e permitindo o desenvolvimento de percepções dos usuários com base nesses dados. No setor automotivo, por exemplo, podemos analisar a criação de diversas aplicações disruptivas que podem gerar um grande impacto nos negócios. Alguns exemplos de soluções são:
Sendo assim, a técnica de AF pode ser uma solução estratégica para promover melhorias no desenvolvimento do seu negócio, bem como avanços na qualidade da experiência do usuário com um veículo mais inteligente e de melhor desempenho, além de poder gerar um impacto positivo no meio ambiente.