• PT/BR
  • ENG/US

SiDi, Samsung e UFPE lançam centro de IA com foco em saúde

  • 04/04/2022
  • Notícias
  • Alto Contraste
  • +Aumentar fonte
  • -Diminuir fonte

Samsung e o Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn-UFPE) firmaram parceria para a criação de um centro de inteligência artificial voltado para a área de saúde e bem-estar.

O novo Centro de Excelência em Saúde & Bem-Estar e Inteligência Artificial (Sabiá) reúne mais de 60 profissionais, entre eles pesquisadores, professores, consultores, graduandos e desenvolvedores para investigar e inovar conhecimentos voltados à algumas áreas, entre eles personalização de diagnósticos e recomendação em saúde; monitoramento, diagnóstico e recomendação em esportes; sistemas de inteligência artificial com adaptação ao contexto e aprendizado de máquina aplicado à segurança de dados.

Fernando Arruda, Diretor de Planejamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung no Brasil, lembra que nos últimos anos, a temática Saúde & Bem-Estar ganhou força globalmente, não apenas por questões relacionadas a pandemia, mas pela necessidade de encontrar soluções inovadoras que contribuam para a saúde da população. “Nesse cenário, entendemos que as pesquisas, aliadas ao poder da Inteligência Artificial (IA), têm muito a contribuir”, destaca Arruda.

“Estamos muito contentes de firmar essa parceria com a UFPE. Uma iniciativa como essa não poderia acontecer sem a colaboração de uma instituição acadêmica de peso. O projeto contará também com a participação de pesquisadores em Inteligência Artificial, Cientistas de dados e desenvolvedores de software do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung, localizado em Campinas”, completa.

Supercomputador para testar soluções

Segundo a Samsung, os pesquisadores do novo Sabiá terão à disposição o SiDi IARA (Inteligência Artificial Revolucionando o Amanhã), terceiro maior supercomputador da América Latina, fruto de uma parceria da Samsung com o instituto de tecnologia SiDi.

“A colaboração em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação entre a Samsung e o CIn/UFPE já dura cerca de duas décadas, com resultados importantes para a sociedade e o Centro Sabiá levará esta parceria para patamares ainda mais altos”, afirmam Fabio Silva e André Santos, Coordenadores do Projeto CIn-UFPE/Samsung e do Centro Sabiá. “Este novo projeto de pesquisa de longo prazo demonstra o comprometimento que temos na produção de resultados alinhados com os interesses da indústria. Estamos certos que os resultados que iremos obter, na aplicação da inteligência artificial na saúde e bem-estar, irão beneficiar diretamente pessoas no Brasil e, possivelmente, em outros países”.

O Centro Sabiá fará parte do Ecossistema de Inteligência Artificial Samsung, que elabora produtos e serviços, por meio da geração de algoritmos, nas áreas de saúde & bem-estar, segurança da informação e Internet das Coisas. A iniciativa também integrará o projeto CIn/Samsung, que une esforços em pesquisa, inovação e na formação de profissionais de excelência.

A iniciativa não é a primeira da Samsung no Brasil voltada à pesquisa e desenvolvimento de soluções em IA voltadas à saúde. Em fevereiro deste ano, a empresa sul-coreana lançou o projeto Viva Bem, em parceria com a Unicamp.

#SejaSiDier

Faça parte do nosso universo tecnológico

Trabalhe no sidi