• PT/BR
  • ENG/US

Parceria com a PUC contribui para a formação de profissionais de UX

  • 14/12/2020
  • Notícias
  • Alto Contraste
  • +Aumentar fonte
  • -Diminuir fonte
Parceria com a PUC contribui para a formação de profissionais de UX

A Plataforma de Treinamento e Simulação de Subestações, desenvolvida pelo SiDi com a concessionária de energia elétrica ISA CTEEP, é o foco de uma parceria entre o instituto e a PUC Campinas voltada à formação de alunos do curso de especialização em Design de Interação UX/UI – especificamente, na disciplina Game Design e Gamificação. A ideia é aplicar conceitos usados no desenvolvimento de jogos a uma solução real, disponível no mercado, de modo a torná-la mais amigável e gerar engajamento e maior motivação nos usuários.

“Para os alunos, essa é uma experiência rica, porque eles trabalham com um case real, como se estivessem tratando o problema de um cliente”, explica Julia Stateri, professora dessa disciplina na PUC Campinas. Segundo ela, é a primeira vez que uma solução real é utilizada em seu curso. “É uma ótima forma de aprender, uma vez que o aluno precisa entender os fluxos do sistema para aplicar a metodologia de gamificação”, ressalta.

O trabalho, envolvendo 33 alunos divididos em seis grupos, começou no final de novembro. No sábado, 12/12, cada grupo apresentou sua proposta de gamificação para a plataforma de simulação do SiDi para uma banca avaliadora.

Para Daniele Zandoná, UX Designer do SiDi, a parceria com a PUC Campinas é uma iniciativa importante, que tem o objetivo de contribuir para a capacitação de profissionais em uma área com demanda cada vez maior. “O mercado tem demanda por profissionais capacitados em UX Design. E essa necessidade não está sendo atendida porque falta mão-de-obra especializada nessa área”, conclui Daniele.

#SejaSiDier

Faça parte do nosso universo tecnológico

Trabalhe no sidi