• PT/BR
  • ENG/US

Entendendo o lugar do UX Writing e outras áreas de redação

  • 20/05/2022
  • Marcela Palmieri
  • Blog
  • Alto Contraste
  • +Aumentar fonte
  • -Diminuir fonte

Em primeiro lugar, o que é UX Writing ou a redação para a experiência do usuário? Onde ela se encaixa nesse mar de informações com as quais lidamos diariamente na web?

Nesse artigo, pretendo trazer alguns termos de UX Writing e áreas correlatas que podem acabar confundindo aqueles que estão começando na carreira e também apresento alguns conceitos-chave para nortear o trabalho da escrita focada no usuário.

Copywriting

 

O UX Writing lida com o usuário quando ele já está usando um produto, ou seja, ele geralmente não visa vender um produto ou converter o usuário. Isso é uma função do Copywriting, que se dedica à escrita de textos nos setores de marketing, publicidade ou vendas.

Exemplo de copywriting buscando a conversão no site do QuintoAndar

Isso não significa, contudo, que o UX Writer não possa utilizar alguns elementos do copywriting em certas comunicações com o usuário. Dependendo da estrutura organizacional da empresa, o objetivo da conversão pode estar presente também nas atribuições do UX Writer.

“Enquanto a redação para sites foca em persuasão e em venda, a redação para produtos, como é o caso dos aplicativos, foca em orientar o uso do produto e a navegar dentro deles” (RODRIGUES, Bruno. Em busca de boas práticas de UX Writing.)

Dessa citação de Bruno Rodrigues, podemos tirar um conceito base: a orientação. Mitigar as dúvidas, explicar os porquês, prevenir os erros, trabalhar a empatia; essas são algumas das boas práticas que vêm sendo ensinadas pelos profissionais de UX Writing. E todas têm o mesmo objetivo, no caso, orientar o usuário na utilização de um produto. Queremos que o usuário passe pelo fluxo sem ruídos e erros que deteriorem a experiência, por isso é importante orientar para minimizar quaisquer dificuldades.

 

Web Writing

 

Já o Web Writing, ou a escrita para a web, é a redação de conteúdo para páginas de web. A ideia é comunicar uma informação relevante para o usuário e trazer conteúdo específico, engajando os usuários na sua página, perfil ou plataforma. Aqui, o autor será responsável por redigir artigos, matérias, e-books, textos para blogs e mídias sociais, entre outros. Como menciona Camila Gaidarji em seu artigo:

“A estratégia dessa área é a imersão dentro de um assunto, algo mais aprofundado, captação de leads, SEO e mais — textos longos.”

A escrita para a web possui diversas técnicas essenciais para um melhor desempenho dos conteúdos, como o uso de palavras-chave, de linguagem simples, e de técnicas de SEO (Search Engine Optimization — Otimização de mecanismos de busca). Algumas dessas técnicas são igualmente relevantes no UX Writing, no caso, a utilização de linguagem simples para facilitar a compreensão do usuário ao absorver o conteúdo.

Microcopy

 

Outro termo bastante comum e que pode criar um pouco de confusão com os dois anteriores é Microcopy, ou microtexto em português. Os microtextos são todos os pequenos pedaços de texto numa interface. Eles são “micro” porque as interfaces normalmente têm um espaço limitado e a intenção é sempre transmitir a informação da forma mais concisa possível. O microtexto também busca conduzir o usuário na sua jornada, dar feedback, engajá-lo com a marca, entre outros.

Exemplos de microtexto em menu no site do Enjoei

Mas, então, o microtexto é o mesmo que UX Writing? Não, o microtexto é um dos “braços” do UX Writing.

Toda a comunicação com o usuário baseada em linguagem verbal é UX Writing. Podemos incluir microtextos, conteúdos de e-mails, notificações, mensagens de erro, comunicação de chatbots, artigos e todos os outros pontos de contato com o usuário.

É relevante pontuar que a linguagem verbal inclui tanto textos escritos quanto falados e ambos são trabalho do UX Writer. Deixo aqui o exemplo cada vez mais presente dos assistentes virtuais com comandos de voz e dos bots de voz para atendimento por telefone.

Technical Writing

 

A última sub-área de redação que vamos abordar é o Technical Writing, ou a redação técnica. Segundo a Society for Technical Communication, a redação técnica é campo amplo de comunicação que apresenta uma ou mais das seguintes características:

· Informa sobre assuntos técnicos ou especializados;

· Comunica-se por meio da tecnologia, seja por páginas da web, arquivos de ajuda ou páginas de redes sociais;

· Fornece instruções de como fazer algo, independentemente de quão técnica seja a tarefa.

Resumidamente, o Technical Writing busca instruir o usuário a realizar uma ação ou explicar como utilizar um dispositivo, software, ou outro. Geralmente, encontraremos esse tipo de escrita em guias de uso, manuais de instrução, documentações técnicas e também nas produções escritas de design instrucional. E aqui, vemos o conceito de orientação do usuário sendo aplicado, pois esta é a principal finalidade da redação técnica — instruir.

De forma simplificada, para gravar:

· No Copywriting, queremos vender.

· No UX Writing, queremos orientar.

· No Web Writing, queremos informar.

· No Tech Writing, queremos instruir.

O último conceito de UX writing que destaco aqui é a importância de se trabalhar em conjunto. De uma forma simplificada e pela ótica de writing, podemos pensar na equipe de UX como um tripé formado por Research, Design e Writing — analogia usada pela UX Writer Lory Nakahara em sua palestra “UX Writing: conceitos, boas práticas e ferramentas”.

A pesquisa é uma parte intrínseca ao processo de design como um todo, nele incluso o UX Writing. Todas as descobertas com relação a produto, mercado e usuário feitas pela equipe de Research serão fundamentais para a criação dos textos pela equipe de Writing. Assim como o design sempre se baseia em pesquisa, a escrita também deve estar fundamentada da mesma forma.

Se tirarmos alguma dessas pernas de apoio do tripé, o nosso processo será prejudicado. Fica a reflexão:

Sem os elementos de design, a experiência seria atrativa e intuitiva? E sem os elementos escritos, o usuário conseguiria completar seu fluxo?

Isto serve para lembrar que a comunicação com o usuário é o conjunto de elementos da comunicação verbal e não-verbal. O que se comunica com o usuário é o todo, não apenas elementos textuais nem somente elementos visuais.

Poderíamos discutir muito mais sobre as vertentes de redação e os conceitos de UX, mas espero que esse texto já tenha conseguido dissipar algumas dúvidas para os que estão iniciando os estudos em UX Writing ou que desejam conhecer mais sobre o assunto.

E deixo aqui alguns links e referências para mais leituras e palestras sobre o tema.

  • Em busca de boas práticas de UX Writing, Bruno Rodrigues
  • Redação Estratégica Para UX: Aumente Engajamento, Conversão e Retenção com Cada Palavra, Torrey Podmajersky

#SejaSiDier

Faça parte do nosso universo tecnológico

Trabalhe no sidi