• PT/BR
  • ENG/US

Como a combinação de valores e atitudes compõe a nossa essência

  • 14/12/2021
  • Gustavo
  • Blog
  • Alto Contraste
  • +Aumentar fonte
  • -Diminuir fonte

Conquistar o destaque em relação à concorrência é um grande desafio para a grande maioria das organizações. Ainda mais quando o assunto é atrair os melhores profissionais no mercado de trabalho.

Afinal, qual empresa não deseja contar com talentos de alta performance e alinhados com os valores organizacionais?

Nesse sentido, é importante ressaltar que o perfil dos profissionais que desejam ingressar em uma determinada empresa está em constante transformação.

Se antigamente, um bom salário, férias remuneradas e a estabilidade no cargo eram suficientes para um candidato se interessar por uma vaga, atualmente, as preocupações são outras.

A cultura da organização, diversidade e o dia a dia de trabalho ganharam status de prioridade para os novos talentos.

Pensando nisso, iremos abordar, neste artigo, de que maneira o SiDi combina valores e atitudes para compor um ambiente de trabalho de um dos maiores institutos de ciência e tecnologia do Brasil.

 

 

Diversidade nos perfis

O mercado de trabalho atual é formado basicamente por profissionais de três diferentes gerações: X, Y e Z.

As pessoas pertencentes à geração X possuem traços acentuados de comprometimento e linearidade. São os profissionais nascidos entre o início dos anos 1960 e o final dos anos 1970.

Os profissionais da geração Y, que inclui os nascidos entre os anos 1980 e 1995, são caracterizados por serem imediatistas e capazes de acumular inúmeras funções.

Enquanto isso, os jovens da geração Z, nascidos a partir de 1995, são marcados pela impaciência e a desmotivação com rotinas maçantes.

Outro traço relevante desses talentos é a preocupação com a diversidade dentro do ambiente corporativo. A inclusão e a multiplicidade de gêneros são valores defendidos por essa geração.

Como semelhança entre os três grupos, está o fato de ambos estarem inseridos no universo digital, das redes sociais e das múltiplas telas. Nos times do SiDi, as diferentes gerações atuam como um grande time de futebol, em que todos são responsáveis por marcar o gol pelo sucesso do cliente.

 

 

Por que trabalhar aqui?

Ao levar em conta a diversidade de gerações, separamos os principais aspectos que diferenciam o ambiente de trabalho no SiDi:

 

– Clima organizacional

Se considerarmos que os profissionais passam a maior parte do seu dia em contato com colegas de trabalho, oferecer um ambiente adequado para fortalecer essas relações é fundamental.

Deste modo, o SiDi proporciona aos talentos um ambiente de reconhecimento dos esforços e de valorização das conquistas, inclusive no campo pessoal.  É um clima que preza pela conexão entre os colaboradores e os valores organizacionais.

– Intercomunicação entre os colaboradores

Outro valor defendido é a importância da manutenção de um diálogo direto e frequente entre as diferentes hierarquias do time.

Ao criar um ambiente de trabalho lateralizado será possível demonstrar a importância de cada um dos profissionais para as atividades da companhia.

Essa intercomunicação pode ser garantida por meios de reuniões gerais, incluindo os mais variados departamentos e posições, e pela criação de um canal de comunicação interno para o compartilhamento de informações.

Para demonstrar a relevância do diálogo entre as lideranças e os colaboradores, trazemos o exemplo da colaboradora, Ana Flávia Martins Miliani.

A profissional atua no instituto de ciência e tecnologia há três anos e sete meses e nunca escondeu o quanto se sente acolhida desde o primeiro dia de trabalho.

“Eu nunca me senti um número aqui e sim uma pessoa, que recebe feedback, acompanhamento e direcionamento da liderança. Uma vez, falando com uma profissional, ela comentou que eu falava como se estivesse apaixonada pela empresa. É bem esse o sentimento pelo trabalho”, destaca Ana Flávia.

A colaboradora também ressalta a importância desse trabalho em equipe para a companhia atingir os melhores resultados. “O jeito SiDi é um bom resumo do que esperamos: pessoas abertas, criativas, ágeis nos processos, eficientes e que trabalham em equipe. Um software nunca é feito por uma só pessoa e sim por muitas”, afirma.

– Humanização

Sob esse contexto de aproximação entre os colaboradores, é fundamental que o diálogo esteja baseado em uma escuta ativa, como práticas da liderança para os times e entre os times.

Ou seja, é preciso ter um olhar de dentro para fora do SiDi, manifestando a preocupação com as famílias e a saúde mental dos colaboradores para criar conexão com a ideologia e os valores da organização.

A criação de um kit de enxoval para o nascimento de filhos dos colaboradores e crachá virtual para os pets aniversário são algumas das iniciativas do SiDi nesse sentido.

– Ambiente inclusivo

Como citamos anteriormente, principalmente os jovens da geração Z valorizam bastante o ambiente corporativo inclusivo, no momento de optar pela candidatura à determinada vaga em uma empresa.

O SiDi preza por uma cultura organizacional que acolha a diversidade de gêneros, raças, faixas etárias e até as causas sociais. A agenda de eventos do instituto é movimentada por eventos e por conteúdos, que tratam do universo LGBTQIA+, diversidade de religião, acessibilidade, entre outros.

É uma das estratégias do SiDi para fomentar o valor de pertencimento para todos os talentos, acolhendo as múltiplas individualidades!

– Construção de um plano de carreira

Ao apresentar as oportunidades dentro do próprio SiDi, é possível despertar o colaborador para as perspectivas de crescimento em nossas unidades. No curto prazo, as lideranças contribuem definindo as metas a serem alcançadas pelos profissionais, instigando-os na resolução dos desafios.

Desta forma, os talentos terão a clareza necessária para acreditar no crescimento profissional combinada à superação de desafios imediatos.

 

 

Conclusão

Em resumo, um ambiente de trabalho pautado por valores como paixão, diálogo e eficiência, como o SiDi, oferece oportunidades profissionais para quem gosta fazer a diferença por onde passa. É justamente a diferença, a singularidade de cada um que move o SiDi, um instituto de inovação, tecnologia e de pessoas.

#SejaSiDier

Faça parte do nosso universo tecnológico

Trabalhe no sidi