• PT/BR
  • ENG/US

O que você precisa saber sobre Design de Interação e Informação (IxD)

  • 09/08/2022
  • Caio Cartaxo
  • Blog
  • Alto Contraste
  • +Aumentar fonte
  • -Diminuir fonte

Esse texto surgiu dos estudos do grupo de especialização em Design e Interação (IxD) do SiDi, iniciativa do time de Design, visando fortalecer e desenvolver o conhecimento teórico e prático dessa área específica para ampliar o valor e o impacto do design.

O design de interação é uma disciplina que visa estudar e entender a interação do usuário com algum tipo interface ou serviço. IxD é uma das disciplinas que estão dentro da experiência do usuário.

O IxD é uma área do design, que abrange diversas disciplinas. E, por ser tão abrangente, nós o apresentaremos para você por meio do método 5W2H, que consiste em uma lista com sete perguntas onde as respostas levam a uma maior clareza sobre determinado assunto.

WHAT
O que é?

 

É a prática de projetar produtos e serviços interativos que permitam que um usuário atinja uma meta ou objetivo específico. O design de interação também têm um foco estratégico em como os usuários interagem durante uma experiência e como isso pode ser gerenciado, em vez de apenas se concentrar em como formatar e projetar a tecnologia para uso.

 

WHY
Por que é importante?

 

Para garantir boa usabilidade do sistema pelo usuário, para que possa concluir as tarefas com o menor atrito possível. Além de prevenir falhas na interface, tornando a experiência mais estável, coerente e com boa usabilidade, a partir do modelo mental do usuário.

WHO
Quem faz?

 

Os designers do SiDi, nosso time é multidisciplinar tem perfil de UX/UI generalista pela diversidade de projetos em que atuamos. Mas existe UX Designer, Product Designer e Designer de interação que também fazem o IxD.

​​​​​​​WHEN
Quando o Design de interação e informação deve ser realizado?

 

Durante todo o projeto, mas principalmente após as definições de necessidade e objetivos do produto. Na fase inicial de um projeto, ou seja, ainda na fase de pesquisa, é necessário observar os aspectos de interação e design de informação para que sejam definidos os padrões de interação de um projeto.

WHERE
Onde deve ser realizado?​​​​​

 

É possível desenvolver projetos com design de interação e informação em empresas, negócios, produtos, basicamente em todo artefato de design que tenha ou terá interação com usuário.

HOW
​​​​​​​Como fazer e quais são os métodos de Design de Interação?

 

O design de interação e informação é aplicável por meio de diversos métodos e entregáveis como o método card sorting, casos de uso, prototipação, entre outras. Além dos métodos e entregáveis, é importante também a definição de padrões para gerar aprendizado do usuário quanto ao uso de sistemas.

HOW MUCH
Quanto custa fazer? ​​​​​​​(O quanto de esforço devemos investir?)

 

Apesar de ser uma área crucial e guarda-chuva da área de experiência do usuário, a quantidade de especialistas em design de interação depende principalmente do tamanho e complexidade de cada projeto. Alguns conhecimentos sobre design de interação são essenciais em todos os projetos são eles:

  • Método card sorting;
  • Escrita de casos de uso;
  • Prototipação;
  • Padrões de interface e interação para diversos sistemas operacionais e dispositivos.

Por meio do método 5W2H, foi possível conferir como o Design de Interação é vasto e abrange diversas áreas, a imagem abaixo ressalta isso:

 

Referências:

https://www.interaction-design.org/literature/article/what-is-the-difference-between-interaction-design-and-ux-design

https://www.amazon.com.br/Design-Intera%c3%a7%c3%a3o-Al%c3%a9m-Humano-Computador/dp/8582600062/?_encoding=UTF8&pd_rd_w=6aJqH&pf_rd_p=717e1082-1b26-481d-94d5-2a1a46904215&pf_rd_r=SZ9ZZKC43RMMYM77X5G2&pd_rd_r=d9cb7d78-59fb-400f-86f1-193995ad19fb&pd_rd_wg=dYkNN&ref_=pd_gw_ci_mcx_mr_hp_atf_m

https://medium.com/aela/design-de-intera%c3%a7%c3%a3o-os-6-princ%C3%ADpios-fundamentais-d2cb1e585cad

#SejaSiDier

Faça parte do nosso universo tecnológico

Trabalhe no sidi