Início > Notícias > Futurecom 2018: tendências

Futurecom 2018: tendências

As tendências da tecnologia para os próximos anos: Internet das coisas e 5G roubam a cena no futurecom 2018

25 de Oct 2019

Alto Constraste

Aumentar fonte

Diminuir fonte

Internet das Coisas, 5G, realidade virtual e realidade aumentada. E também Inteligência Artificial, computação em nuvem, Big Data, blockchain, segurança cibernética e proteção de dados. Esses foram os principais temas que dominaram os estandes e as discussões realizadas durante a 20.ª edição do Futurecom, que aconteceu entre os dias 15 e 18 de outubro, em São Paulo.
<br>
As aplicações IoT em diversos setores – especialmente no agronegócio, nas cidades inteligentes e na indústria 4.0 – foram destaque tanto na feira como nos debates no congresso do Futurecom 2018. Diversos estandes, compartilhados por operadoras, fabricantes e desenvolvedores de soluções, mostraram aplicações reais de Internet das Coisas já disponíveis no país. A maioria delas teve como foco o segmento de agronegócio, para o qual foram apresentadas máquinas agrícolas e caminhões conectados e até uma coleira para vacas que permite monitorar suas atividades no pasto.
<br>
A tecnologia 5G também foi debatida no congresso, em um painel que reuniu os presidentes das operadoras móveis que atuam no Brasil. A expectativa é que as novas redes só comecem a funcionar no país a partir de 2021. Mas, apesar disso, alguns fabricantes apresentaram na feira produtos (como rádios e antenas) já preparados para o 5G.