• PT/BR
  • ENG/US
Alto Contraste + Aumentar fonte - Diminuir fonte

O SiDi irá receber em suas instalações, em Campinas (SP), o 9.º Encontro do Grupo de Trabalho de Geração Distribuída do CIGRÉ Brasil, que acontece nos dias 18 e 19 deste mês. Será o primeiro encontro desse grupo de trabalho realizado de forma híbrida, reunindo mais de 40 profissionais do setor elétrico. Estão programadas palestras presenciais e online, que poderão ser assistidas ao vivo, virtualmente, por um público formado por representantes de concessionárias de energia, universidades e centros de pesquisas e, também, de empresas que atuam nessa área.

Durante o evento, esses profissionais terão a oportunidade de trocar informações sobre o cenário atual da geração distribuída, no Brasil e no mundo, e de debater as perspectivas a curto, médio e longo prazo. “O modelo tradicional de redes de distribuição de energia vem experimentando, nos últimos anos, fortes mudanças conceituais e técnicas, impulsionadas pelo crescimento da inserção, em todo mundo, de Recursos Energéticos Distribuídos (RED)”, afirma Paulo Silas Fernandes, consultor sênior de Desenvolvimento de Negócios do SiDi – que fará a palestra de abertura do encontro.

Ele explica que os principais objetivos do Grupo de Trabalho C6 – de Sistemas de Distribuição e Geração Distribuída (GTGD) – do CIGRÉ Brasil são a avaliação, comparação e identificação das melhores práticas entre as concessionárias do setor elétrico, além da disseminação de informações sobre novas tecnologias nessa área. “Nesse evento promovido pelo SiDi, as discussões estarão voltadas para as vantagens esperadas com a redução das perdas elétricas e para a necessidade de investimentos destinados a atender novas cargas, bem como seus impactos e experiências reais no Brasil”, destaca Fernandes. “Nos últimos 6 anos, a expansão da GD foi marcada pela forte concentração em algumas regiões. Essa concentração foi causada, principalmente, por incentivos tributários, custo da terra (para os casos de autoconsumo remoto ou geração compartilhada), valor da tarifa de energia e poder aquisitivo dos consumidores”, acrescenta.

O Conselho Internacional de Grandes Sistemas Elétricos (CIGRÉ) é uma organização internacional voltada para o setor elétrico, fundada na França, em 1921, que tem sede em Paris. A proposta é ser uma comunidade global colaborativa que compartilha conhecimento e experiência não apenas sobre os aspectos técnicos e econômicos das redes elétricas, mas também sobre questões ambientais e de regulamentação. Essa comunidade é sustentada por uma rede global de 60 organizações do CIGRÉ, chamadas de Comitês Nacionais, que indicam representantes para os mais de 250 grupos de trabalho que participam do programa de conhecimento global da entidade.

#BeaSiDier

Be part of our technological universe
Work at SiDi
Top