• PT/BR
  • ENG/US

SiDi participa da Expo Amazônia Bio&Tic 2022

  • 30/06/2022
  • News
  • Alto Contraste
  • +Aumentar fonte
  • -Diminuir fonte

A nova unidade do SiDi em Manaus, inaugurada em dezembro, está apresentando algumas de suas principais competências no evento Expo Amazônia Bio&TIC 2022 – Economia Digital & Bioeconomia, que começa hoje (30/06) e se estende até sábado (02/07), na capital do Amazonas. O objetivo do evento é discutir, integrar e consolidar os polos de bioeconomia e impulsionar os polos digitais da região, como matrizes econômicas viáveis e sustentáveis para a manutenção da floresta Amazônica e o desenvolvimento econômico e social dos povos da Amazônia.

 

Credenciado pela Suframa no contexto da Lei de Informática, o SiDi Manaus integra o polo digital da região, atendendo às necessidades de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica de empresas que atuam na Amazônia Ocidental (Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia) e Amapá. “Atuamos, prioritariamente, em projetos que envolvem desafios tecnológicos nas áreas de segurança cibernética, Inteligência Artificial (IA), visão computacional e Internet das Coisas (IoT)”, afirma Carlos Henrique Fonseca, gerente executivo do SiDi Manaus.

 

E é nessas áreas que o instituto de tecnologia está apresentando suas competências, nas  demonstrações realizadas em seu estande na Expo Amazônia Bio&TIC. “Essas competências estão sendo desenvolvidas em Manaus, nos projetos de pesquisa e desenvolvimento iniciados em 2022 a partir de convênios celebrados com parceiros da região da Amazônia Central”, revela o executivo.

 

Na área de visão computacional e processamento de linguagem natural (NLP), o SiDi Manaus está apresentando uma prova de conceito, criada por seus colaboradores, que permite a identificação de objetos em vídeo a partir de comandos de voz. Seu desenvolvimento envolveu o uso de conceitos, técnicas e ferramentas de visão computacional, processamento digital de imagens, aprendizado de máquina (machine learning) e NLP.

 

Os recursos do supercomputador SiDi IARA (Inteligência Artificial Revolucionando o Amanhã) estão sendo apresentados por intermédio de duas demonstrações de treinamento de modelos de alta complexidade, que revelam a importância desse laboratório de IA – que é o maior da América Latina. Já em segurança cibernética, a apresentação consiste em um monitor demonstrando ao vivo e online as principais ameaças nessa área atualmente e as competências do SiDi para ajudar as empresas a enfrentá-las.

 

A Expo Amazônia Bio&TIC 2022 é realizada pela Associação do Polo Digital do Amazonas (APDM); governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação; Centro de Biotecnologia e Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam). Mais informações sobre o evento em www.sympla.com.br/evento/expo-amazonia-bio-tic-2022-economia-digital-bioeconomia/1625445

#BeaSiDier

#BeaSiDier

Work at SIDI