• PT/BR
  • ENG/US

Seu crescimento começa no estágio

  • 27/08/2021
  • Guilherme de Almeida
  • Blog
  • Alto Contraste
  • +Aumentar fonte
  • -Diminuir fonte
Seu crescimento começa no estágio

Durante o trabalho como estagiário você tem muitas oportunidades para aprender com os profissionais mais experientes e renomados do mercado, e estar ciente desse momento é muito importante, para que você cresça de maneira consciente, e o mais importante faça as perguntas certas e observe com bastante atenção.

Em pouco tempo fica claro como é a cultura da empresa, das pessoas, como funciona o fluxo de trabalho, o que você vai entregar, o que você pode fazer ou não. Como você pode ajudar, e como evoluir nos seus pontos fracos, e melhorar os seus pontos fortes.

Enquanto você adquiri experiência e conhecimento muitas vezes você enxergará em alguém o profissional que você quer se tornar, seja pelas entregas incríveis, seja pela sua forma de lidar com as pessoas e problemas que surgem, o importante é observar com atenção essa pessoa e começar a extrair o melhor dela para si.

 

A mentoria:

Quando encontramos um profissional admirável e somos estagiários, não há problema algum em pedir ajuda, então seja corajoso e peça mentoria para essa pessoa, muitas vezes a pessoa não vai saber muito bem como te ajudar, mas desde que ela aceite, tudo se encaminha normalmente, e o formato da mentoria se encontra; Mas deixe claro que você quer ser mentorado, ao invés de achar que isso vai acontecer naturalmente.

 

A promoção:

O estágio não dura para sempre, e que bom, na verdade ele tem um limite muito bem estabelecido, para que não vire um abuso por parte da empresa. Mas em muitas empresas, muitos têm a chance de serem promovidos ao final do período.

E caso você sinta que está na hora de dar esse passo, converse com seu gestor e veja se realmente o que você enxerga está alinhado com o que a empresa precisa, caso o Feedback seja de que você ainda não está lá, ajuste a rota de acordo com a orientação recebida.

A cultura de Feedback é essencial para o crescimento pessoal e profissional, e começar o contato com ela já no estágio irá facilitar muito a sua vida quando entrar em outras empresas, como desafios diferentes.

No SiDi já temos isso no nosso DNA: “Manter diálogo aberto e direto”. E, para todo tipo de profissional, isso tem enorme valor.

 

Seja sempre estagiário!

Termino minha reflexão com uma certeza, seja lá qual for o nível de maturidade profissional, Junior, Pleno, Senior, foque em sempre manter essa curiosidade do estagiário, fazendo o melhor, sempre; Afinal a sua equipe é sua família por uma boa parte do seu dia, então estar focado em construir em parceria, facilitará suas relações.

Esteja constantemente com a mente aberta para o novo, não é porque você terminou os estudos que você sabe tudo, não, você não sabe tudo, e estar consciente disso te torna um estudante melhor, sempre querendo aprender mais, seja do que você faz no dia-a-dia, seja de outras áreas que lhe interesse, estude sempre e desenvolva-se continuamente.

E como todo bom estagiário pense grande e faça rápido!

#BeaSiDier

#BeaSiDier

Work at SIDI