• PT/BR
  • ENG/US

Semana do Design 2020

  • 27/11/2020
  • (PT/BR) Time de Design
  • Blog
  • Alto Contraste
  • +Aumentar fonte
  • -Diminuir fonte
Resolvendo o CTF “Flick II” com bypass de pinning utilizando Frida.

Organizada pelo time de UX/UI Design do SiDi, a primeira edição da Semana do Design ocorreu em homenagem ao Dia Nacional do Design, comemorado no dia 05 de Novembro. Com o objetivo de tornar nosso trabalho mais conhecido dentro e fora da empresa, a equipe se reuniu para discutir a organização, a distribuição de tarefas e de que maneira poderíamos compartilhar nossos conhecimentos.

A temática escolhida para abordar na primeira edição do evento, foram os “Mitos do Design”.

Dentre os Mitos podemos citar:

  • Todo Designer precisa saber desenhar.
  • Para ser Designer precisa ter um MAC.
  • Design significa criar algo bonito.
  • UX é o mesmo que UI.
  • Designer só faz telas.
  • Design minimalista é uma escolha estética.
  • Ter muitos elementos visuais em uma interface é sempre ruim.
  • Acessibilidade torna o produto digital mais caro.
  • Produtos com acessibilidade não são atrativos visualmente.
  • No desenvolvimento de algum produto ou serviço o designer é o único responsável pelo Processo criativo.
  • O designer cria tudo sozinho e do nada.
  • Para participar da fase de ideação é preciso saber desenhar.
  • Eu sei o que meu usuário precisa.

Como profissionais em desenvolvimento constante dentro da nossa área de atuação, sabemos que muitos iniciantes, ou até mesmo outros profissionais de áreas diferentes, acabam ouvindo falar de alguns mitos acerca do trabalho que desenvolvemos… e foi por isso que escolhemos desmistificar este tema.

A equipe de designers pesquisou e separou os mitos mais relevantes para apresentar no evento. Com os Designers já divididos em grupos, veio a fase de fragmentação e investigação mais a fundo do mito escolhido por cada um dos times.

O resultado final da Semana do Design, foi a divulgação dos vídeos que abordavam os mitos
citados anteriormente; produzidos e gravados pelos times. A edição, ficou por conta de outro grupo, responsável pela “identidade visual” (com foco nas cores do SiDi) e também pela animação dos vídeos.

O trabalho teve uma repercussão positiva graças ao planejamento e a organização de todos os membros, incluindo a da equipe de marketing, responsável pela divulgação nas Redes Sociais da empresa.

Participar da construção deste evento, foi algo que nos uniu não só como time de design, mas também trouxe aprendizados e novas vivências dentro do nosso trabalho.

Através de relatos dos designers participantes, vimos que:

  • Houve impacto no grupo, tanto como união, tanto quanto em trabalho.
  • Tivemos a oportunidade de reforçar a importância do trabalho do Design, e de apresentar a cultura e os processos para as outras áreas da empresa, assim como para o público externo.
  • Chance de trabalhar e conhecer outros designers alocados em projetos diferentes.
  • O resultado final e a repercussão do nosso trabalho, excedeu as expectativas que tínhamos como time.
  • Aprendizado durante o desenvolvimento dos vídeos, além de ter a oportunidade de ensinar outras pessoas através dos vídeos publicados.
  • Gravar os vídeos foi uma ótima forma – além de divertida – de aproximar todos da equipe, como pessoas e profissionais. Além disso ajudou no desenvolvimento e aprimoramento de habilidades de comunicação de todos do time.
  • Houve a participação de todos da equipe que contribuíram durante todo o projeto, desde pesquisas, ideação, sugestão, até o resultado final.
  • Foi uma oportunidade de conhecer as habilidades de todos os designers do time e ver que conseguimos complementar um ao outro, cada um com seus conhecimentos e habilidades. Através disso foi possível obter esse resultado final positivo na divulgação do nosso trabalho.

Para assistir aos vídeos Produzidos pela equipe de Design do SiDi, acesse o link.

O resultado da repercussão da Semana do Design:

#BeaSiDier

#BeaSiDier

Work at SIDI