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Diversidade de gerações em uma empresa

  • 16/03/2023
  • Guilherme Larre
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pessoas de diferentes idades trabalhando juntas

Hoje, quatro gerações diferentes estão em interação todo dia em empresas de todo o Brasil: as gerações Baby Boomers, X, Y (ou Millennials) e Z. Neste post do Instagram falamos um pouco sobre as diferenças entre elas.

Trabalhar com gerações diferentes em um mesmo ambiente de trabalho pode ser vantajoso, pois cada geração agrega valor em campos diferentes para uma empresa, mas isso pode também ser a causa de conflitos. O nosso mundo – especialmente após o surgimento da internet – está em constante expansão e mudança, e cada geração teve experiências e vivências diferentes. Portanto é importante entender como lidar com esse choque de realidades tão distintas.

“Assim como a diversidade de gêneros, orientações sexuais e raças, a diversidade geracional também é importante para a construção de um ambiente corporativo mais respeitoso e inclusivo, em que cada indivíduo é valorizado por suas experiências e contribuições”. (Sólides, 2022) 

 

Como lidar com as diferenças?

 

Comunicação é tudo

É comum que as pessoas interajam somente com pessoas da mesma faixa etária, mas devemos tomar cuidado para não isolar pessoas de gerações distintas.

O fato é que as gerações mais velhas são acostumadas com a comunicação “cara a cara” e as gerações mais novas com a comunicação por meio da Internet, o que pode ser motivo de mal-entendidos. As pessoas mais novas podem se sentir rejeitadas por não receber uma resposta rápida ou que dure dias para chegar. Já as mais velhas podem se sentir excluídas por não participarem de grupos mais fechados (como no WhatsApp) ou de não compartilharem do mesmo humor.

As gerações diferentes, portanto, têm preferências diferentes, mas isso não quer dizer que a comunicação é impossível. Temos que tentar entender essas diferenças para encontrar um meio-termo que agrade a todos, e ter empatia e paciência é essencial para que todas as partes consigam expressar suas preferências e respeitem as preferências dos outros.

Busque semelhanças

Nem tudo é trabalho! As pessoas de gerações diferentes também apresentam características semelhantes entre elas, e nem sempre elas são relacionadas ao profissional. Conversar sobre o dia a dia fora do trabalho, sobre hobbies ou sobre um filme que você gostou pode ser um ótimo começo para criar um relacionamento saudável.

Troque conhecimento

Uma geração não reconhece o conhecimento que a outra pode ter. Desde a utilização de redes sociais e tecnologias novas, ao modo de pensar disruptivo, é sempre uma boa prática procurar entender como as gerações mais novas pensam e se relacionam para manter uma mente aberta e jovem. Por outro lado, temos que valorizar também que a experiência só vem com o passar do tempo, e trocar sabedorias pode ser um atalho para o sucesso.

Respeite as diferenças e supere os estereótipos

Algumas pessoas podem pensar que a Geração Z é preguiçosa, imatura, sem compromisso com o trabalho, enquanto outras podem dizer que os Baby Boomers são um fracasso na tecnologia e argumentar que eles não conseguem abrir suas mentes ao novo.

De acordo com uma pesquisa da Forbes (2011), uma equipe diversa e inclusiva é necessária para impulsionar inovação e promover criatividade – 85% dos entrevistados concordaram (48% concordaram totalmente). 

O atrito entre gerações diferentes vai sempre existir no local de trabalho, mas nosso papel como profissional envolve também reconhecer que ninguém é igual e todos temos maneiras de trabalhar diferentes, independentemente de idade.

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