Skip to content
titulo-curso-ppi
Projetos PPI

Capacitação em Inteligência Artificial

Os Projetos Prioritários de Interesse Nacional (PPIs) são iniciativas estratégicas reconhecidas pelo Governo Federal com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico e a inovação no país. Essas ações abrangem diferentes áreas, como tecnologia da informação e comunicação (TIC), infraestrutura e outros setores considerados essenciais para o avanço da competitividade nacional.
 
O SiDi desenvolve estas estratégias de maneira autônoma e em parceria com outras relevantes instituições nacionais.

Residência em TIC 44 - Capacitação Técnica e Empreendedora em Inteligência Artificial (CTE-IA)

 
O SiDi é coordenador e executor deste projeto, em conjunto com a FDTE - Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia, sendo este um projeto estratégico realizado com a coordenação da Softex e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). 
 
A iniciativa, com duração total de 24 meses, tem como objetivo capacitar profissionais em Inteligência Artificial, aliando competências técnicas e empreendedoras para atender às demandas da transformação digital.
 
*Projeto apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com recursos da Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991.
 

Fluxograma-CTE-IA-1

 

Fase I - Capacitação Teórica de IA será oferecida em um curso de 360h, com 5 meses de duração onde os alunos terão a oportunidade de se capacitar em disciplinas como Programação, Ciência de Dados, Aprendizado de Máquina, Processamento de Linguagem Natural, dentre outras. Nesta fase, serão selecionados aproximadamente 200 alunos.

Fase II - Os 50 alunos com melhor desempenho na Fase I serão apoiados por uma bolsa de R$ 1.800,00 e terão oportunidade de testar seus conhecimentos na prática em disciplinas relacionadas à IA, além de receberem mentorias específicas de empreendedorismo. Essa fase terá duração estimada de 10 meses.

Fase III - Em um período de aproximadamente 7 meses, os alunos terão oportunidade de se envolver com empresas da área, startups e receberem conteúdos ligados ao mundo empresarial e gestão de empresas e negócios.

(Vide regras do edital)