Logo SiDi

Home > Blog > CES 2019

CES 2019

As novidades em tecnologia para este ano.

Publicado em 04 Jan 2019

Todo o início de ano a CES, tradicional feira de eletrônicos de consumo que acontece em Las Vegas, nos EUA, dá algumas pistas importantes sobre as principais tendências tecnológicas que deverão dominar o mundo – ao menos até o evento do ano seguinte. Em 2019, mais de 4.500 expositores – de grandes corporações a startups visionárias – mostraram soluções e novidades em tecnologia a um público estimado em 180 mil pessoas. E nessa imensa vitrine tecnológica, realizada entre 8 e 11 de janeiro, saltaram como destaques o 5G, a Inteligência Artificial (IA) e suas diversas aplicações e os veículos autônomos, inteligentes e conectados.

“5G vai mudar tudo; é a promessa de muito mais do que temos visto em tecnologia sem fio”, enfatizou o CEO da Verizon, em seu keynote na CES 2019. A próxima geração das redes móveis de comunicação também foi foco da operadora AT&T – que apresentou seu recente lançamento 5G Evolution – e a base de diversas soluções avançadas para residências e automóveis exibidas no evento. A Samsung levou um protótipo de smartphone com capacidade para futura conexão em redes 5G, usado para rodar um vídeo mostrando as inúmeras possibilidades da nova tecnologia.

Aplicações de Inteligência Artificial apareceram em vários produtos apresentados na feira, tornando seu uso mais natural e amigável – e os aparelhos mais inteligentes. Os assistentes virtuais, por exemplo, invadiram TVs, caixas acústicas, cafeteiras, carros e uma grande variedade de dispositivos que passam a ser comandados por voz. E o Google anunciou que seu assistente virtual ganhará um “modo intérprete”, que funcionará como tradutor simultâneo em 27 línguas – um recurso útil para hotéis e estabelecimentos que recebem turistas estrangeiros.

As montadoras de veículos, que neste ano tiveram um espaço especial na CES, mostraram que também estão apostando em IA. Um dos destaques da exposição foi um conceito batizado de real time emotion adaptive driving – ou READ -, que permitirá customizar a experiência do motorista dentro do veículo em função do seu estado emocional. Desenvolvido pela Kia em parceria com pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology), o sistema usa IA para monitorar expressões faciais, batimentos cardíacos e gestos do usuário e ajustar iluminação, temperatura e até o som do carro.